SP mantém suspensa vacinação contra raiva para animais - O Globo: "SÃO PAULO - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mantêm suspensa a vacinação contra raiva para cães e gatos, após a constatação que a vacina causou reação adversa acima do esperado e a morte de 15 animais. A suspensão é por tempo indeterminado, até que os Ministérios da Saúde e da Agricultura decidam se será necessário substituir os lotes do medicamento ou mesmo trocá-lo por outro. Este lote foi o único distribuído nos municípios de São Paulo e de Guarulhos, os mais populosos do estado e responsáveis por 67% das notificações de reações adversas.
De 13 de agosto a 21 de setembro foram notificados 3.424 casos de reação em cães e gatos vacinados em São Paulo, dos quais 890 (26%) foram considerados graves. Das reações graves, 717 foram em gatos. A incidência de eventos adversos foi de 4,86 casos a cada mil animais vacinados e é considerada elevada quando comparada com registros de eventos adversos da cidade de São Paulo nos últimos três anos, quando os índices sempre inferiores a 0,07 casos de reação por mil animais vacinados.
Laudos das necropsias de 15 animais mortos após a vacinação, elaborados pela Universidade de São Paulo a pedido da Secretaria aponta que cinco deles tiveram hemorragias digestivas. Outros dois também tiveram problemas no aparelho digestivo, sem confirmação de sangramento. Os demais apresentaram problemas diversos, como choque hipovolêmico e broncopneumonia. Dois laudos apontaram a causa da morte como indeterminada. Não é possível, entretanto, estabelecer a associação causal entre a vacina e os quadros encontrados nas necropsias.
A secretaria lembra que a vacina contra a raiva humana, diferente do produto contra a raiva animal, está sendo oferecida normalmente à população de São Paulo para casos de mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos
– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
Nenhum comentário:
Postar um comentário